HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A criação da AECFARCIDA se deu a partir da necessidade de encontrar soluções para a situação dramática de falta de acesso à educação fundamental e orientação técnica em que se encontravam as famílias agricultoras, os adolescentes, jovens e adultos rurais da região de Cícero Dantas. Nesse contexto, existia uma equipe de educação informal composta por religiosos, professores, alternantes/alunos de Ensino Educação Profissional Integrada em Técnica Agropecuária, professores, lideranças comunitárias, agricultores e agricultoras que tinha como o objetivo contribuir na formação e promoção humana, sociocultural e socioeconômica dos agricultores e agricultoras, bem como dos seus filhos e filhas.

 Para fundar a AECFARCIDA e posteriormente a escola Comunitária família Agrícola de Ribeira do Pombal-ECFARP, houve trabalho de base durante dois (2) anos, em diversas comunidades dos municípios da região de Cícero Dantas, hoje Território Semiárido Nordeste II. Nesse período a equipe de educadores popular orientou o estudo sobre associativismo, definição do estatuto da AECFARCIDA, composição da primeira diretoria da associação,  data de fundação, Projeto EFA – Escola Família Agrícola Pedagogia, Proposta Pedagógica, parcerias, estágio de educadores no MEPES – Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, visitas de pais e jovens as EFAs, planejamento da construção dos primeiros prédios e casas onde iria funcionar a ECFARP, festa de inauguração, equipe de professores (monitores), entre outros assuntos necessários a realização do Projeto EFA.

Com apoio de Dom Mario Zanetta, Ir. Rita Canavésio e Padre Benoni, conseguimos aprovar um projeto com organização internacional de apoio as EFAs , o qual financiou a   comprar do terreno onde foi instalada a ECFARP e uma mão de obre especializada para coordenar a obra.

A construção dos espaços físicos foi construída em mutirão, do qual participaram um grupo de amigos italianos e gente das comunidades: futuros pais de família, jovens, homens e mulheres do movimento social das comunidades da região e futuros professores (monitores).

O quadro Social da AECFARCIDA é composto por todas as pessoas nas ações da AECFARCIDA:  agricultores (as) familiares, quilombolas, indígenas, periféricos, assentados (as), representantes de igrejas, lideranças comunitárias, professores (monitores), que residem na comunidade onde a AECFARCIDA atua e participem ativamente dos trabalhos e atividades desenvolvidas pela mesma; 

 AECFARCIDA – ASSOCIAÇÃO DA ESCOLA COMUNITÁRIA FAMÍLIA AGRÍCOLA DA REGIÃO DE CÍCERO DANTAS

Rua Dr. Orlando Teixeira, nº131 CEP 48.410-000 Cícero Dantas-Ba

e-mail: aecfarcida@hotmail.com

CNPJ: 00.591.192/0001-58

Rolar para cima